segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Que a crueldade esteja ao nosso lado

Já faz um tempo que eu assisti Bastardos Inglórios e faz quase o mesmo tempo que eu pensei em escrever esse post.

Não que eu imaginasse que o filme fosse ruim. Mas um texto foi que me incentivou a ter vontade de ver o filme. Isso porque comentava como temos a capacidade de inverter até os mais comuns dos conceitos se precisarmos que eles fiquem a nosso favor.

A idéia é totalmente explorada no filme de Quentin Tarantino. Um grupo de soldados americanos são enviados a França invadida pelos nazistas em plena segunda guerra mundial. O grupo de "guerrilheiros" americanos faz de tudo para conseguir os seus objetivos.

Isso é explorado de maneira magnífica pelo Diretor. Mas assim como em Beleza americana dá pra imaginar que ele só fez sucesso porque os americanos não entenderam bem a idéia do filme.

Isso porque as atitudes dos guerrilheiros se assemelha e de maneira absurda a atitudes de terroristas. Terrorismo esse que foi colocado agora no século XXI como inimigo número um do EUA.

É a nossa maneira de entender que tudo é permitido desde que seja pra cumprir o que entendemos ser certo. É o nosso sonho que o exército seja formado por pessoas que realmente estão em busca de uma causa.

Não é muito diferente do que explora Tropa de Elite. Afinal, quem não se animou com os tapas bem dados do capitão Nascimento. Claro que ninguém quer que a polícia tenha esse tipo de atitude. "Isso é só para playboy maconheiro e traficante". Como se fosse fácil diferenciar onde começa e termina o que é certo e errado.

Logo, da próxima vez que pensar em pena de morte ou em guerra contra o mal pense se não é você que está mal na história

Um comentário:

Paulo Alexandre disse...

putz ta melhor do que eu que todo dia começo um posto novo e não sai nada tem um monte de coisas para publicar :D é isso ai continue com seu progresso bloggeiro :D